14.11.11

Sentenças dos "Padres dos Desertos"

O Frei Gonçalo quis partilhar com vocês as sentenças dos "Padres dos Desertos", com esperança que vos ilumine e vos ajude neste ano de convívios.

Aqui está:

Máximas e Sentenças dos ‘Padres do Deserto’ (sécs. III – VI)

Perguntou um Irmão a um Ancião: “É bom demonstrar firmeza de carácter em relação ao próximo?”. E o Ancião respondeu: “Sim, a firmeza de carácter que não tem força sequer para desatar um laço! Queres demonstrar carácter contra o teu irmão? Se quiseres demonstrá-lo, que seja contra as tuas paixões”.

O Abade Agatão dava muitas vezes este conselho ao seu discípulo: “Não te apropries nunca dum objecto que não queiras ceder imediatamente a outra pessoa”.

Dizia um Ancião: “Se quiseres conhecer o teu próximo, respeita-o em vez de o criticares”.

Palavras do Abade José de Celas, na hora de morrer: “Aqueles que querem agradar aos homens, matam os homens”.

Foi perguntado a um Ancião: “O que é a humildade?” E ele respondeu: “Se o teu irmão pecar contra ti, deverás perdoar-lhe antes que ele te demonstre o seu arrependimento. Isso é humildade”.

Disse um Ancião: “Sem dominar os lábios é impossível ao homem progredir numa só virtude que seja; porque a primeira das virtudes é saber dominar os lábios”.

Dizia um Ancião: “Suporta o opróbrio e as aflições em nome de Jesus com humildade e o coração contrito. E mostra em frente dele a tua fraqueza e ele se tornará a tua força”.

Disse o Abade Amun: “Suporta os outros homens como Deus te suporta”.

Perguntaram a um Ancião: “Porque me acontece, constantemente, eu perder a coragem?”. E ele respondeu: “Porque ainda não descortinaste a meta”.

Sem comentários: