O ANIMADO QUE QUERIA REZAR
No inicio do campo, um animado perguntou: “Como e quando posso rezar?” Disseram-lhe: “ Tem calma! Tens uma semana inteira à tua frente! Aproveita!!!”
Trazia do Porto a cabeça cheia de perguntas, quase tão pesada como a mala que trazia.
No 1º dia ficou na Animação. Dançou como se ninguém estivesse a ver , ouviu palmas e gargalhadas. E no fim do dia disseram-lhe: “Escolhe um sítio onde te sintas bem e comunica com Deus”. As perguntas andaram à volta na cabeça do animado e aquela meia hora ao por do sol voou. “Que seca..” pensou, “nem deu para Lhe dizer Olá!”
E a pergunta continuava na cabeça do animado “Como e quando posso rezar?”. Tocou o sino e foi para Resende. Um calor que nem deixava respirar, toneladas de lenha para carregar, com os chuveiros no horizonte… “Dava tudo por um banhinho” E todos à sua volta cheiravam mal… Doía cada músculo e sentia um cansaço tão grande que nem reparou que tinha Deus tatuado na palma da mão, que à sua volta havia mil coisas para fotografar que o podiam lembrar d’ELE.
Ao fim do dia voltaram a dizer ao animado: Escolhe um sítio onde te sintas bem e reza”. Desta vez escolheu a capela…Tudo parecia fazer mais sentido, mas ainda faltava alguma coisa.
E na cabeça do animado bombava sempre a mesma pergunta:” Como e quando posso rezar?”
Chegou a caminhada e quis comprometer-se.
Na Cozinha e na Limpeza serviu e limpou sempre com um sorriso na cara… Estava a 100%.
Na Liturgia rezou e pôs os outros a rezar. Percebeu que por mais textos que escreva, por mais bonitos que sejam, só fazem sentido se as palavras saírem com aquele brilhozinho nos olhos…Se sentir…
No Jornal cortou, colou, filmou, fez rir.
No dAR-TE surpreendeu.
No FAXTÁBIDA lembrou-se de como é bom ser criança e conseguiu ler uma história nos olhos dos velhinhos. Percebeu como pode fazer felizes pessoas que nunca tinha visto na vida e sentiu-se verdadeiramente ligado a elas.
Chegou o fogo de campo e a pergunta acompanhou o animado: “Como e quando posso rezar?”. Agradeceu, chorou e sentiu saudades por antecipação daqueles cujo este campo era o último.
O campo chegou ao fim. Ainda tens dúvidas? Este animado és TU. Durante esta semana em REZEMde se estiveste verdadeiramente TU e DEUS, TU, DEUS e os OUTROS, então estiveste a rezar.
Houve quem tivesse visto Deus em cada um de nós que lá estivemos.
D. Aidinha e D. Fátima com uma lágrima no cantinho do olho disseram que viram Jesus nas nossas caras pintadas, nas nossas danças, nas nossas músicas, nas noites de barulho e sem sono, nas nossa alegria que parece não ter fim.
Se estiveste lá, parabéns! Deixaste uma marca… a melhor de todas!

Sem comentários:
Enviar um comentário